top of page

Que tal um caixa automático que entrega contos literários no lugar de recibos?


FOTO: REPRODUÇÃO/VIMEO



Short Édition é uma empresa francesa e responsável por essa maravilha de caixa automático com o objetivo de incentivar e apoiar a literatura.



A máquina possui 3 opções de textos: leitura de 1, 3 ou 5 minutos de duração. O visitante escolhe o tempo e o texto é impresso. A máquina imprime o texto num papel como os de recibo e no tamanho escolhido.



E de quem são as histórias que a máquina distribui?


Concursos virtuais são realizados para escolherem as histórias: basta apenas o autor enviar seu texto e aguardar ser aprovado pelo júri. Aprovado, ele é disponibilizado nas máquinas.



A Short Édition opera na Europa e está ganhando atenção nos Estados Unidos, já que o restaurante Cafe Zoetrope, de São Francisco, instalou uma das máquinas no estabelecimento. Restaurante que pertence ao diretor de O Poderoso Chefão, Francis Ford Copolla, tendo bastante visibilidade.



Com o sucesso da empresa, já existem 150 máquinas disponíveis, sendo maioria na França e Estados Unidos. Agora, a empresa pretende levar a máquina para outros países para continuar compartilhando histórias de diversos autores e pela troca cultural.



A vantagem da máquina é que, independente de onde ela for instalada, como num restaurante, o visitante não precisa consumir algo no local para utilizá-la: basta usar a máquina e pronto!



Vocês gostariam dessa máquina aqui no Brasiil?


Seria ótimo, né? <3





Por: Raquel Bueno


Tags
Nenhum tag.
bottom of page