top of page

Li e indico: Vendedor de Sonhos


Olá, pessoal! Como estão?



Muitos já devem ter lido ou pelo menos ouvido falar do livro Vendedor de Sonhos, do autor Augusto Cury.


Eu li há poucos dias e ameeeeiiii! Por esta razão, compartilho com vocês e caso alguém ainda não tenha lido, é uma ótima dica. ;)


Antes de dizer o que eu achei da história, deixo a sinopse para lerem:


"Um homem maltrapilho e desconhecido tenta impedir que um intelectual se suicide. Um desafio que nem a polícia nem um famoso psiquiatra tinham sido capazes de resolver. Depois de abalá-lo e resgatá-lo, esse homem, de quem ninguém sabe a origem, o nome ou a história, sai proclamando aos quatro ventos que as sociedades modernas se converteram em um hospício global. Com uma eloquência cativante, começa a chamar seguidores para vender sonhos em uma sociedade que deixou de sonhar. Nada tão belo e tão estranho".



A história é muito mais que um homem que resgata um suicida. Este homem, misterioso, que se recusa a dizer quem é, guarda muitos segredos como o que o fez se tornar um andarilho.


O suicida torna-se seu seguidor e, posteriormente, outros seguidores vão surgindo na história. Cada personagem tem uma característica marcante. Uns são trapalhões e divertidos, outros parecem "loucos de pedra", e tem os que são "certinhos" e os que o seguem com intenção de receber algo em troca. Mas o que acabam descobrindo é que precisam se adaptar a forma de vida do Mestre (andarilho): morar nas ruas, comer quando conseguirem comida e viver de doação.


Me diverti muito com alguns personagens e suas aventuras. Desbocados e "caras de pau", os personagens "Prefeito" e "Boca de Mel" são duas comédias!


Mas também tem os personagens carrancudos e pessimistas; jovens e idosos; homem e mulher; ricos e pobres.


O Mestre e os seguidores acabam formando uma família unida, mas sofrem as consequência de tentar compartilhar suas ideias ao mundo. São escorraçados, agredidos verbalmente e fisicamente, taxados de loucos, psicopatas e até terroristas! Tudo porque são andarilhos e maltrapilhos. É a triste realidade da sociedade: julgam o caráter pela aparência.



Os ensinamentos ditos pelo Mestre, além de ajudar seus seguidores, tornam as pessoas que o ouvem pensativas e questionadoras em relação ao mundo em que vivem e sua própria existência. Acabam repensando suas atitudes e maneiras de agir. Claro que ele não pode mudar as pessoas, mas o fato de expor suas ideias, contrariando a opinião da maioria, já causa um grande alvoroço. Alguns absorvem as ideias e sentem sua essência. Outros, levam para o lado negativo.





Eu cheguei a me emocionar muitas vezes com os ensinamentos e mensagens do Mestre. Frases e pensamentos muito bonitos e sentimentais, sempre exaltando o bem ao próximo e o ato de filosofar, questionar, não aceitar o que é imposto sem pensar a respeito. Mensagens que podem nos fazer até passar a noite em claro de tão pertubadoras, nos fazendo perceber atitudes erradas ou equivocadas.

Enfim, não só as mensagens nos fazem refletir, mas também como a sociedade trata aquele que só quer o bem de todos. Os personagens sofrem preconceito e julgamento, como se sempre estivessem na posição de réus e os "poderosos" e ricos na posição de juízes.



Curiosidades:


* O livro ainda possui mais dois volumes. O primeiro volume é intitulado O Chamado; o segundo é O Vendedor de Sonhos e a Revolução dos Anônimos; o último é O Vendedor de Sonhos - O Semeador de Ideias.


* O primeiro volume foi adaptado para o cinema (nacional)! Lançado em 2016 pela direção de Jayme Monjardim.




Espero que tenham gostado da dica!



Abraços e até a próxima.



Raquel Bueno




Tags
Nenhum tag.
bottom of page