top of page

Entrevista | Autora JFB Bauer

Olá, leitores!


Segunda-feira foi realizada uma entrevista muito divertida e alto astral com a autora nacional JFB Bauer, no Moinhos Shopping (Porto Alegre). :)

Com a entrevista, podemos conhecer um pouco mais da autora, de suas histórias e de sua paixão por livros.




Jussiléia Florêncio Bauer, natural de Terra de Areia (RS), mora atualmente em Porto Alegre (RS). Não vive somente dos livros, o que tem possibilidade mas não é uma renda garantida, e não desistiria de escrever e publicar seus livros, mesmo que tivesse poucos leitores. Pois um professor de sua faculdade de Letras (PUC RS) sempre diz que um livro não pode ficar engavetado; ele será importante ou poderá iluminar caminhos na vida de alguém.

Como surgiu a vontade de escrever e publicar?

Segundo a autora, era criativa desde a infância. Já em 2009, conheceu as Fanfics ( ficção criada por fãs de um livro, sem caráter lucrativo) e gostou bastante. Em 2010, iniciou a faculdade de Letras na PUC-RS, mais pelo interesse no inglês. Logo depois, em 2012, com sua paixão pela saga Crepúsculo (Stephenie Meyer), começou a escrever a sua Fanfic inspirada na história de vampiros. Seu nome de autora era Ju Beija Flor, um apelido de seu marido. Até que, por conselho de uma amiga, resolveu transformar a Fanfic em um livro, que publicou em 2014, intitulado Quando um homem ama uma mulher. A publicação foi digital, pelo site Amazon, que facilita a autopublicação de autores independentes (sem editora). Quando terminou seu livro, ficou muito feliz e realizada.


Não comentava para a família da vontade de escrever, exceto o marido, que conhecia as Fanfics. Quando publicou, sua irmã leu primeiro, depois sua mãe e seu pai. Sua mãe é uma leitora muito especial, já que faz questão de ler todas as suas histórias, mesmo possuindo dificuldades com a leitura.


Nesse momento em que a autora resolve publicar sua história, entram os grupos literários do Facebook, além dos blogs. Eles ajudam a divulgar a obra de vários autores independentes e ajudam o autor a se conectar com seus leitores, aproximando-se e obtendo retornos e comentários sobre suas obras. O que já acontecia nas Fanfics e incentivou a autora a publicar.

Inspirações

Seu gênero de escrita é o romance, seu preferido. Mas também tem interesse escrever suspense, romance policial e ficção científica. Os autores que inspiram a sua escrita são Nicholas Sparks, Tammara Webber, Hálice FKS.

Publicações

Físico: Editora PL - Imperfeito Amor

Ebook Amazon: Quando um homem ama uma mulher

Ebook Amazon: Doce Coração - Volumes 1, 2 e 3

Ebook Amazon: O Primeiro Forasteiro - O Segundo Forasteiro

Assédio e preconceito

A autora foi questionada sobre os assédios que acontecem nas redes sociais com autoras, já que possuem perfis para que seus leitores adicionem. Além de haver um certo preconceito com literatura nacional, também há aqueles que querem se aproveitar para fazer cantadas em autoras ou as menosprezar, o que é errado. A autora diz que nunca sofreu nenhum tipo de assédio, mas cuida muito bem quem aceita em suas redes sociais. Infelizmente, nem todos tem boas intenções. Há também o preconceito no curso de Letras, pois a escrita na área acadêmica é diferente, mais artística, segundo a autora. A literatura de romances em geral, como a que escreve, é comum e as Bienais oferecem mais possibilidades do que as feiras de livro.


Amazon X Editora

Os gastos com publicação com editoras é imenso. A Amazon oferece a autopublicação e o livro é em versão digital, assim ele tem menos custos e também é vendido por um preço mais baixo, porém conferindo maior rentabilidade. Além disso, a Amazon permite que os leitores façam avaliações dos livros e comentem a sua opinião.

Uma editora pede exclusividade, mas tem a vantagem do livro ser físico, o que muitos gostam.


Curiosidades

Seu livro preferido é Imperfeito Amor, um livro simples, que conta uma história real, podendo ser ouvida/contada por qualquer pessoa.

O personagem que tem mais apego é Ryan, um personagem secundário do livro O Primeiro Forasteiro, que posteriormente se tornou protagonista do livro O Segundo Forasteiro. A autora também acredita que os leitores gostam dos personagens secundários e gostam de saber o que acontece com eles.

Quando escreve, sente tudo o que o personagem sente. Fica com raiva, chora, ri, se imagina na vida e na pele do personagem. Imagina cada história como um filme.

Procura não se espelhar em amigos e familiares, mas acabam influenciando involuntariamente. Além de fatos cotidianos também intervirem nas histórias.

Ed Sheeran é seu muso dos romances. Seus clipes e músicas inspiram bastante. Filmes também são outras fontes de inspiração, tanto para enredos, personagens, cenários, etc.

Às vezes bate desânimo em continuar escrevendo livros, pois não é fácil escrever, pela falta de tempo, tão pouco divulgar. Porém, a paixão por livros é maior e supera tudo. Não tem como objetivo ser famosa, e sim ser lida. Essa é uma dica que a autora dá para quem quer entrar na área. Não devem desistir do sonho, pois é complicado e exige dedicação. A autora acredita que livros podem mudar vidas!


Recado aos leitores


"Aos leitores do blog Jovens Leitores


Espero que tenham gostado da entrevista. Foi um prazer imenso poder falar daquilo que amo: livros.

Quero dizer que meu coração e mente é todo dedicado e agradecido aos meus leitores, os que me acompanham, os novos leitores. Ler é muito mais que apenas ler, é sonhar e realizar algo.


Com amor e carinho JFB Bauer"



Eu e a autora



Eu adorei fazer a entrevista e adorei conhecer a autora JFB Bauer, muito querida e divertida. <3 Agradeço muito por ter disponibilizado um tempinho para o blog.

Se quiser conhecer mais da autora acesse sua rede social:

https://www.facebook.com/jubeija.flor




Beijos,


Raquel Bueno :)



Tags
Nenhum tag.
bottom of page