Resenha: A gente dá certo
Sinopse:
Um casal completamente diferente entre si. Um caso do passado mal resolvido. E apenas uma noite. O que é preciso para contar uma história de amor? Juliana e Rodrigo já foram amigos de infância, mas hoje são dois desconhecidos que se reencontram dez anos depois numa festa e não reconhecem um no outro o amor conturbado que tiveram. Numa conversa embalada por clássicos musicais dos anos 2000 e da MPB, mágoas e muita nostalgia, eles rememoram a complicada transição da infância pra adolescência, num confronto entre o passado e quem são agora. Será que o amor que nutriam ainda existe ou pertence às lembranças distantes que não fazem mais parte do seu presente.
Resenha:
Devo admitir que A gente dá certo superou todas as minhas expectativas. A princípio porque Leonardo Antan veio pra ser o diferentão. Quem poderia imaginar que um musical literário daria tão certo? Perdi a conta de quantas vezes cantei junto ao ser tomada pela nostalgia contida nas músicas que marcaram a minha infância e adolescência, o que nem faz tanto tempo assim. Mas também tentava entender quem era o certo e o errado da história. Afinal, romances também possuem o seu antagonista. Entretanto, o que Leonardo passa é que quando se trata de amor não existe certo ou errado, gênero, gosto musical, tempo ou qualquer outra coisas, apenas duas pessoas no lugar certo e na hora certa.
Mas vamos direto ao ponto. O romance gira em torno de Juliana, uma estudante de jornalismo com opiniões forte e um gênio mais forte ainda, facilmente explicado por seu ascendente em áries. Quando parece ter finalmente encontrado o rumo de sua vida vê tudo virar de ponta cabeça, no que deveria ser apenas uma noite de diversão com os amigos, ao reencontrar Rodrigo, em um sobrado na Lapa. E que outro lugar juntaria uma fã de Sandy e Junior e um fã do grupo Molejo se não a festa bagaceira? Rodrigo agora formado em administração, bem mais maduro do que quando se conheceram, porém, no fundo continua sendo o mesmo homem sentimental e emotivo que ela conheceu e ao ver Juliana encontra a oportunidade perfeita de colocar todas as cartas na mesa em busca de respostas a perguntas que acabaram se perdendo no tempo. Dez anos sem nenhum tipo de contato e apenas uma noite para reviver todo o passado, e quando todas as palavras já não são suficientes para expor todos os arrependimentos, dúvidas e pedidos de desculpa a música surge para dar uma mãozinha.
A gente dá certo, além de ser divertidos e nostálgico nos apresenta os dois lado da moeda sobre diversos temas, principalmente aqueles que ainda são considerados tabu, de forma clara e objetiva. Não vou me delongar em contar mais detalhes sobre a história para não acabar dando algum spoiler. Mas termino dizendo que para os amantes de música e livros está ai uma ótima recomendação para virar a noite lendo. Sem falar que todas as músicas citadas no livro estão disponíveis em uma playslist no Spotify e no Youtube, com músicas pra todos os gostos. Desde Sandy e Junior, passando por Charlie Brown Jr, Los Herma-nos, Kelly Key, Forfun, Os travessos, minha amada Elis Regina e muitos outros.
Boa leitura e fique a vontade pra soltar a voz. 🎤