top of page

Clichês: Necessários ou não?

"Um clichê ou cliché (do francês cliché), em tipografia, diz respeito a uma matriz gravada em placa metálica e destinada à impressão de imagens e textos. Aplicada em sentido figurado, a palavra se tornou sinônimo de tudo o que já foi objeto de repetição excessiva e perdeu a originalidade."

- Wikipédia

Sabemos que o ‘’bullying’’ com os clichês já não é tão recente. Seja desde o triângulo amoroso até a garota/garoto dizer se feio quando é praticamente um(a) deusa/deus grego. Mas seria necessário o clichê num livro?

Há quem diga que o clichê é completamente dispensável e desnecessário para se escrever um bom livro ou até um bom conto. E verdade que em alguns livros o uso do clichê pode vir ser algo sem utilidade mas vamos admitir que as vezes aquele clichê dá uma emoção não é?

Acredito que um clichê bem escrito pode ser algo muito bom e valioso para o desenvolvimento de uma história. Ele pode ser uma bela base para a história de um casal, o começo de um amor ou até mesmo para o descobrimento de segredos que envolvam os principais.

Mas saber desenvolver um clichê pode ser como um dos grandes desafios de ser escritor pois existe uma grande diferença entre escrever um clichê e escrever um que prenda o leitor a ponto de deixá-lo apaixonado pela história.

Conclusão final: um clichê pode ser bem vindo quando um escritor sabe usá-lo como a peça chave de uma incrível história.

E você? Qual a sua opinião sobre os clichês?


Tags
Nenhum tag.
bottom of page