As 20 melhores músicas para a trilha sonora do seu livro, por gênero.
Todo mundo sabe que uma boa história precisa ser acompanhada de uma trilha sonora que consiga transmitir todas as sensações que determinadas cenas precisam. Sejam cenas de luta, em que a batida é essencial para que a fluidez dos movimentos dos personagens seja mais realista, até uma trilha mais romântica, para o beijo apaixonado do casal da trama. Sendo filme, série ou até mesmo livro, é inegável o poder que o som possui em acrescentar mais vida e cor ao ambiente. Muitos escritores quando pensam em seus personagens preferidos, ou em alguma cena que faz o seu coração disparar só de começar a escrever, automaticamente imagina alguma trilha sonora acompanhando o texto. Aquela música vira a característica do personagem e da cena. Sempre quando você a escutar, será aquilo que vira primeiro em sua mente. Abaixo, listamos vinte músicas que dariam uma ótima trilha sonora para o seu livro. Dividimos duas por gênero/tema. Ressalto que, são músicas que possuo na minha playlist e que sempre quando as escuto imagino alguma cena do meu livro. Pois bem, vamos lá:
FANTASIA:
1 - BELIEVER:
Impossível escutar essa música e não imaginar a introdução de um vilão. A batida inicial traz aquele tom de surpresa em que ao mesmo tempo o mundo parece estar em câmera lenta enquanto alguém percorre as ruas de uma cidade destruída com milhares de pessoas a sua volta.
2 - TITANIUM:
O clipe já diz muito. Essa música é perfeita para demonstrar a força do protagonista que vem sofrendo a trama inteira. Ser feito de titânio é para poucos, mas as vezes precisamos vestir nossa melhor armadura para não desmoronar em meio aos problemas.
ROMANCE:
1 - SYMPHONY:
Quer romance? Toma romance. Symphony não é apenas uma música. Ela é A MÚSICA. O clipe por si só já seria uma ótima cena de uma adaptação literária. Essa talvez seja para aqueles casais mais maduros e que redescobriram o amor depois de tantas tentativas.
2 - COLORS:
Gosta de plot-Twists? Se a resposta for sim, Colors é a trilha sonora da sua vida. Além de contar com uma bela reviravolta na história, ela também apresenta o que poderia ser um amor juvenil bem rico em detalhes, onde a garota tira fotos do seu crush enquanto procura coragem para revelar seus sentimentos.
MEDIEVAL:
1 – YOUNG GOD:
Gosta do estilo medieval? Pois não existe música melhor para descreve-lo do que essa. Ela se encaixa perfeitamente no padrão de personagem “Joffrey Baratheon”, de Game of Thrones. A música fala sobre você se considerar um “Jovem Deus” por acreditar estar acima de outras pessoas. A frase “Eu sou o rei de todas as coisas. Minha língua é uma arma.” Pode servir para intensificar um belo diálogo.
2 – HEAVY CROWN:
Assim como Believer, ela pode ser usada para a introdução de um personagem. Talvez, até como trilha sonora de uma cena de ação. A batida inicial nos remete a muita destruição e caos.
AÇÃO:
1 –WHY’D YOU BRING A SHOTGUN TO THE PARTY?:
Escutar essa música me faz uma imaginar algo como uma preparação para uma guerra que está prestes a acontecer. Personagens escolhendo seus lados, batalhas intensas e desfechos chocantes. Contudo, você ainda pode dar uma visão totalmente diferente do que é imposto, acrescentando uma história mais completa e que deixa a música apenas como pano de fundo.
2 –THE KIDS AREN’T ALRIGHT:
Não deixe o vídeo psicodélico te enganar. A letra é bastante profunda e serviria muito bem para um livro de drama sobre drogas, suicido e depressão, mas é a energia que a música te passa que nos faz imaginar algo mais voltado para a ação do que para o melodrama.
BOYZXBOYZ GIRLSXGIRLS:
1 – GIRLS LIKE GIRLS:
Talvez não exista música melhor para um livro de romance LGBT lésbico do que essa música. Ela é basicamente a trilha sonora de qualquer adolescente lésbica que esteja descobrindo sobre sua sexualidade. Ah, e o clipe também te ajuda a criar uma bela história de amor com direito a primeiro beijo e tudo mais.
2 – SINGULAR:
Vai ter música brasileira representando os LGBT’s sim. E não existiria cantoras melhores para estar aqui do que o duo Anavitoria. Singular é uma música repleta de carisma e pode muito bem representar uma história LGBT, já que em nenhum momento da música elas se referem a “ele” ou “ela”, sendo uma música feita para todos os gêneros. Mas, claro que ela está aqui por eu achar as duas lindas como um casal e imaginar uma bela história de amor sobre duas cantoras que formam uma dupla e depois se apaixonam. Já te dei um ótimo gancho para uma fanfic, não acha?!
PATRICINHAS:
1 – FANCY:
Eu particularmente AMO filmes, livros e séries de patricinhas e não poderia deixar de citá-las aqui. Essa música não apenas serve para apresentar aquele famoso grupo de garotas ricas e mimadas que perseguem a protagonista durante toda a trama, mas também mostrar o luxo que a alta elite usufrui durante a vida.
2 – BUBBLEGUM BITCH:
Sabe aquela vadia má que todos amamos odiar?! Essa música é exatamente para ela. A letra e a batida combinam perfeitamente para criar aquele clima de amor e ódio com a vila que usa táticas, mentiras, fofocas e o dinheiro para manipular e controlar todos ao seu redor.
SUSPENSE:
1 – DEAR SISTER:
Tudo bem, a música tem um minuto e não possui nada de amedrontador, mas a tradução escondida na letra dela renderia uma bela história de suspense:
“Querida irmã, eu tenho contado a verdade durante tantos anos, mas ninguém nunca pareceu ouvir. Não existe mais ninguém dentro de mim. Eu tenho estado há muito tempo sozinha nessa estrada e agora parece que eu não vou voltar para casa. Mas, eu não me importo. Por favor, não chore”
Parece uma bela mensagem de despedida, não acham?! Acredito que um suspense sobre o suposto sumiço dessa garota poderia render boas história.
2 – DEAD TO ME:
Outra bela música que nos remete ao suspense. A primeira vez que ouvi, foi em um vídeo contando sobre o desaparecimento de Alisson Dilaurentis, de Pretty Little Liars e a trilha conseguiu se encaixar perfeitamente. A frase “Você consegue nos enganar debaixo da terra?!” Me dá calafrios toda vez que escuto.
TRAIÇÃO:
1 – MAGNETS:
Quer escrever sobre o marido que trai a esposa pela perspectiva da traidora?! Magnets faz isso por você. No final ainda temos um pequeno plot-Twist que nos faz questionar tudo o que vimos
2 – BAD BLOOD:
O vídeo já é basicamente um curta-metragem. Ação, traição, tecnologia, táticas de guerra, alianças, treinamento militar, personagens únicas e tudo o que se pode esperar de uma boa história. Alinhado a Bad blood, não há como o seu livro dar errado. Claro, contanto que sua escrita seja tão boa quanto a história.
AVENTURA:
1 – HYMN FOR THE WEEKEND:
Sempre temos aquele momento de descanso dos protagonistas. Essa música é perfeita para escutar enquanto se cria diálogos descontraídos para amenizar a tensão da trama, ou até mesmo mostrar o contato entre duas pessoas que se gostam pela primeira vez.
2 – SAVE THE WORLD:
O refrão da música já diz tudo, “Quem vai salvar o mundo hoje à noite? ” Apenas essa frase já é o suficiente para imaginar um grande desfecho para a aventura do herói.
ERÓTICO:
1 – BODY SAY:
Você escreve sobre um romance HOT ou apenas está com dificuldades em uma cena um pouco mais picante? Essa música vai te relaxar e deixar sua imaginação fluir naturalmente. Claro, também te deixar um pouco “Aceso”.
2 – LOVE ON THE BRAIN:
Quer uma cena picante, mas com toque de romantismo? Apenas coloque os fones e deixe a melodia fluir.
E você, qual música acha que ficou faltando?! Alguma delas já fazia parte da sua playlist?!
L.B.C