Entrevista: LK Wiatrow
A escritora LK Wiatrow aceitou nos dar essa incrível entrevista! <3
1- Sempre gostou de ler e escrever ou algo/alguém te incentivou?
Sempre amei ler! Lia muito, muito mesmo, desde que me lembro. Lia os livros que meu pai, minha mãe liam e eu tinha apenas 11 ou 12 anos. Nunca pensei em escrever, mas estava numa fase que livro nenhum me prendia, então resolvi escrever minha própria história.
2- Quando decidiu ser escritora profissional?
Tomei uma susto com essa pergunta... Nunca pensei em mim como uma escritora profissional.
3- O que sua família achou quando disse que escolheu ser escritora?
Nunca disse. Apenas meu marido sabe que escrevo.
4- Você escreve durante o ano todo ou tira algumas férias?
Tiro férias de um livro para o outro. Preciso de um tempo para os personagens saírem da minha cabeça e deixar outros entrarem.
5- O que te inspirou a escrever "Amizade, amor e confusão"?
Queria um livro leve, divertido e que me fizesse viajar com os personagens. Fiz uma seleção das loucuras das minhas amigas, e algumas minhas, e passei para o papel.
6- Algum personagem do livro é inspirado em alguém que tu conhece?
Sim, quase todos. Mas o Cássio é o mais próximo do verdadeiro.
7- Como é seu processo de criação de um livro?
É uma loucura! (risos) Na verdade não tenho processo, didática ou uma organização. Sento e começo a digitar, digitar e digitar! Às vezes até penso antes no que vou escrever, mas quando sento para escrever, minhas mãos criam vida própria e não tenho mais controle. Então nunca tenho previsão de quando vou acabar a história, de como será o final, de quantos capítulos irá ter... esse tipo de coisa.
8- Algum personagem se parece com você, em relação à personalidade e jeito de ser?
Com certeza! Todas tem um pouquinho de mim.
9- O que você mais gosta na profissão de escritora? Profissão de escritora?
Desculpa, ainda estou meio em choque de pensar em mim como escritora como profissional. O que gosto muito no processo de escrita é quando recebo feedbacks onde percebo que consegui passar exatamente o que queria para as leitoras.
10- Você exerce mais alguma profissão?
Sim. Sou formada em Administração e trabalho na área da construção civil.
11- A literatura nacional é pouco valorizada e muitos autores iniciantes acabam desistindo de publicar. O que você faz para apoiar a literatura nacional?
Apenas compro e leio livros nacionais. Tenho que confessar que não sou muito enganchada na causa.
12- Por que a escolha do seu pseudônimo?
Quando comecei a escrever, optei por criar um pseudônimo pois não queria misturar os meus dois mundos tão diferentes. Não queria a LK, escritora, ariana, louca, extrovertida, simpática e pronta para uma comédia romântica ou uma paixão por um perseguidor, associada à Sra. L, firme, centrada, séria e profissional do horário comercial.
13- Qual gênero mais gosta de escrever?
Há outro gênero em que queria se aventurar? Antes de começar a escrever meu próximo livro achava que era comédia romântica, depois de mergulhar no romance dark, não tenho mais certeza.
Meu próximo livro é diferente de tudo o que já escrevi, espero poder contar com vocês nesse mundo louco e misterioso que estou preparando. Carta ao Meu Perseguidor (título do meu próximo livro) é o início de uma nova fase e marca um momento muito importante para mim. Conto com vocês!