top of page

Entrevista: Grazi Fontes

A escritora de Alriet, Grazi Fontes, topou participar dessa maravilhosa entrevista <3

Jovens Escritores.: Qual ou quem foi a sua inspiração para escrever Alriet?

Grazi Fontes.: Eu geralmente tenho as ideias dormindo. Eu não me inspirei em alguém para escrever. Só sei que depois que quando tive a ideia, a mandei um e-mail para uma amiga, a Carol, (obs: tenho o e-mail que mandei para ela até hoje) e ela me deu força. Falou para eu escrever. Alguns anos depois que escrevi, ela me contou a história dela com o namorado e foi uma coincidência saber que Alriet e a história do relacionamento dela tem alguma ligação. E foi sabendo sobre a história deles, que eu fiz o final de Alriet. Que foi inspirado nela.

J.E.: Para qual púbico se destina Alriet?

G.F.: No começo, pensei que seria para adolescentes, mas como é uma história de vida deles, e tem muitas coisas que adolescente com menos de 15 anos não podem ler, acho que se destina mais a um publico adulto.

J.E.: Alguém te incentiva a escrever cada vez mais livros com essa temática?

G.F.: As pessoas não percebem, mas a história de vida delas, me inspira. Qualquer situação que aconteceu com eles, me inspiro. Se você me contar alguma coisa, provavelmente vai surgir uma ideia, mas incentivo mesmo, depois do lançamento de Alriet que a minha família começou a me incentivar, antigamente, eles criticavam muito o que eu fazia. Mas tenho algumas amigas que me incentivam, por exemplo a Carol, que citei na primeira pergunta.

J.E.: Você já tem mais alguma obra em mente?

G.F.: Tenho várias em mente e outras em andamento. Acho que é por isso que vivem dizendo que vivo no mundo da lua, rsrs. Estou pensando o tempo todo nas histórias.

J.E.: Quando você percebeu que você tinha que começar a escrever?

G.F.: Primeiro começou com uma diversão. Eu lia muito livros e fan fics de uma banda que eu gostava muito, os Hanson. Lembra de MMMbop? Conhece MMMBop? Se não conhece, acho que deveria, a música gruda na cabeça. Enfim, como era fã e adolescente, comecei a escrever. As primeiras fan fictions foram péssimas. HORROSAS. Joguei algumas fora, mas eu lia muito, e isso me ajudou a amadurecer na escrita e nas ideias, que chegou em um momento que as ffs não me contentavam mais. Eu queria criar meus próprios personagens e foi assim que aconteceu.

J.E.: Tem alguma parte de Alriet que você releu e disse ‘’nossa sou a nova J. K. Rowling!’’?

G.F.: Rsrsrsrs. Tem muitas partes que leio e não acredito que foi de minha autoria. Acho que isso é normal, não é? Mas nunca pensei em mim como a nova J.K.

J.E.: Quem são seus escritores favoritos?

G.F.: São tantos. Vou citar alguns apenas: Nora Roberts, Meg Cabot, Julia Quinn, Julie Garwood, Rick Riordan, J.K. Rowling, Agatha Christie, John Green e muitos outros autores. Sou um pouco eclética de gêneros de leitura.

J.E.: Qual foi a sensação que teve quando viu Alriet em livro físico?

G.F.: Chorei. Fiquei emocionada demais! Foi mais ou menos assim: 'Meu Deus, que lindo. Que capa perfeita. Com certeza compraria se o visse na prateleira de alguma livraria e nem leria a sinopse!'

J.E.: Cada escritor tem seu ritual da escrita para entrar no clima e começar a construir sua história. Qual é o seu?

G.F.: Música. Música é a chave. Eu começo a escrever uma linha e sinto aquela preguiça, porque depois que completei uma idade, fiquei preguiçosa, mas como as ideias estão na minha cabeça, eu penso: vou escrever. Eu preciso escrever.

Como tenho uma playlist para escrever no Spotify. Eu deixo as músicas rodarem. Tem que ser músicas calmas. Fecho os olhos e penso na história em questão. E escrevo. A única coisa que ainda não perdi o hábito foi de mexer na internet. Isso é algo que me distrai muito e eu não fico fazendo nada em especial, mas ainda estou no processo de me afastar nessas horas, acho que, em breve, vou conseguir me afastar. A internet é uma tentação.

J.E.: Se pudesse falar algo com seus fãs, o que diria?

G.F.: Fãs? Uau. Nunca pensei que algum dia teria fãs.

Mas o que eu diria, em primeiro lugar falaria para os leitores: Obrigada. Obrigada por dar oportunidade a Alriet e conhecer um pouco dessa história e espero que o que você leu ou vai ler ainda, adquira algum conhecimento, porque leitura é isso, adquirir conhecimento.


Tags
Nenhum tag.
bottom of page