LER é o novo festival literário do Rio, que acontece no fim de novembro
Entre 24 e 27 de novembro a região do Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro, ganhará um novo evento cultural, voltado à literatura. Trata-se da LER, cuja programação visa celebrar a diversidade literária. Para isso, o Píer Mauá será transformado no Boulevard Literário, que contará com a presença de autores, editoras, leitores, livrarias e sebos.
Com público estimado de 80 mil pessoas, a LER promete promover debates de diferentes assuntos com as mais variadas vozes. Um dos objetivos é dar início a uma troca de conhecimento, além de proporcionar interação e discussão por meio de uma programação extensa e variada, que tem a curadoria de Julio Silveira, fundador da editora Casa da Palavra, gerente editorial da Agir e da Nova Fronteira e diretor da Ímã Editorial. “Essa é a festa do livro e estão todos convidados: queremos dar voz e promover a conversa entre autores tradicionais e blogueiros, geeks e historiadores”, diz Silveira.
O evento, que já é cotado para entrar no calendário da cidade do Rio, de acordo com os organizadores, tem como maior destaque a iniciativa de levar ao público grandes nomes da literatura de forma gratuita e em um local de fácil acesso. Serão diversas mesas redondas, debates, lançamentos, bate-papos e oficinas com autores como Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Marcelo Rubens Paiva, Alberto Mussa, Paulo Lins, Eucanaã Ferraz, Mary Del Priore, Gregório Duvivier e Heloísa Seixas, entre outros.
Na programação, há exposições interativas, oficinas de escrita e conversas sobre ficção policial, memória, poesia, sexualidade, comportamento e tecnologia, entre outros assuntos. Também serão montados espaços para promover o hábito da leitura infantil, bem como uma área dedicada à leitura para jovens adultos. Outra atração são apresentações teatrais de clássicos da literatura nacional. O Jardim Literário, por sua vez, contará com declamação de poesias feitas por convidados, esquinas que receberão lançamentos de livros e encontros com blogueiros, área dedicada a saraus e o chamado Salão do Livro, que contará com estandes de livrarias e editoras independentes e artesanais. Livros digitais e sebos também entrarão na festa.
Ficou com vontade de participar? Então confira os detalhes a seguir, inscreva-se no site do evento e boa LER!
LER — Salão Carioca do Livro.
De 24 a 27 de novembro, das 10 às 21h, nos armazéns 2 e 3 do Pier Mauá (Avenida Rodrigues Alves, n. 10, Centro, Rio de Janeiro — RJ). Inscrições gratuitas pela internet.